
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
vida intensamente vivida

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
FIM DE FÉRIAS!!!

domingo, 25 de janeiro de 2009
Porque caminhar corretamente...

sábado, 24 de janeiro de 2009
Eu amo as endorfinas!!!

Tradução- Surrender(entregue-se): BARLOWGIRL

MURO DAS LAMENTAÇÕES

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Férias..eternas férias...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Minha análise sobre "ciranda da bailarina"

Ballet como terapia:

Thais Rozo
O balé clássico, apesar de ser uma arte, também é benéfico para quem não pensa em virar artista profissional. Além disso, ele ajuda na correção de problemas de saúde, como pés tortos e chatos.O problema do pé torto é muito freqüente em crianças de até 7 anos de idade, diz o ortopedista Carlos Alba. Se verificado o problema até essa idade, e não for caso de cirurgia, o exercício do balé para a musculatura consegue sozinho um ótimo resultado, diz o médico.Em outros casos, o paciente tem de fazer exercícios para os pés e também usar palmilha.A professora de balé Janaína Martinelli conta que várias de suas alunas começam no balé devido a problemas nos pés. Com os exercícios da musculatura em geral e o movimento de abertura dos pés, elas acabam não só melhorando o problema, como também a postura e algumas vezes até corrigindo desvios da coluna.Mesmo nos casos mais graves, Carlos Alba conta que o balé é um ótimo coadjuvante, para a preparação da cirurgia, por exemplo, e até para o pós-operatório, em que a criança deve se acostumar com a nova forma dos pés, e continuar mantendo o seu equilíbrio.O ballet também serve de aliado no tratamento de problemas nos quadris, nos joelhos e até nos desvios posturais como escoliose, hiperlordose e dipercifose (todos problemas relacionados com a coluna), que podem ser detectados durante as próprias aulas.
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Declaração de amor ao Ballet Clássico:

pontas precoces...problemas dobrados!!!

Referência em FISIOTERAPIA na Internet
www.fisioweb.com.br
Trabalho realizado por:- Yvana Franco Machado E-mail: yvamachado@hotmail.com
Trabalho de conclusão de curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário São CamiloRESUMO
O Ballet clássico é uma arte que exige muitas habilidades físicas e treino atlético, expressando-se por movimentos elaborados que são realizados seguindo um ritmo que será pré-determinado pela música. Os bailarinos profissionais dedicam-se integralmente à essa prática, sobrecarregando principalmente as extremidades inferiores do corpo em posições anti-fisiológicas, especialmente o sistema músculo-esquelético que é com frequência levado ao limite. Isto deve-se a exigência de grandes amplitudes articulares de rotação externa e abdução de quadril, que normalmente não são alcançadas e geram alterações em ambos MMII, o que prejudica a articulação do joelho, que passa a realizar um trabalho mais intenso, como forma de compensação, geralmente observado através da frouxidão ligamentar. A técnica clássica mal aplicada, leva esses profissionais à aquisição de encurtamentos musculares, como o da banda iliotibial, além da deficiência de força muscular no compartimento adutor. Estes desequilíbrios musculares, são com frequência causadores de lesões de joelho, principalmente na execução de grandes saltos pelos homens (lesões traumáticas, alto impacto). Patologias patelares, também podem ser encontradas, pelo aumento da rotação externa da tíbia em relação ao fêmur, aumentando o atrito que posteriormente leva a lesões de cartilagem. Já, as mulheres sofrem mais lesões por overuse, acreditando-se estarem relacionadas ao início precoce da prática e ao trabalho sobre as pontas. Com isto, este trabalho visa analisar a incidência das principais lesões que acometem bailarinos clássicos profissionais e correlacioná-las com a biomecânica do ballet, através de uma revisão da literatura, em um período compreendido entre 1966 à 2005, abrangendo todos os idiomas, utilizando as bases de dados Medline, Lilacs e Scielo. Apesar dos trabalhos sobre o assunto mostraram-se pouco conclusivos e metodológicamente falhos, as lesões de joelho mais comumente encontradas foram:lesão meniscal, dor lateral no joelho, condromalácea patelar e “joelho de saltador”, não havendo entretanto, um consenso literário.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Desperdício...

Chaplin disse que seria desastroso se as crianças fossem convencidas de que seus sonhos são impossíveis...já vimos alguns resultados! Para bom entendedor meia palavra basta...caso você não seja tão bom entendedor: olhe a cidade a sua volta.
Mas... o que teria isso a ver com arte? A arte liberta meu caro, vicia e é um vício saudável, entorpece a alma de forma permanente. Encontre o talento de uma criança e o converta em técnica: dentro de 10 anos não teremos tanta violência.
Teremos adolescentes saudáveis e sem preconceitos, que interagem e respeitam as diferenças... lutam bravamente por seus objetivos e que querem fazer sua família, seu bairro, sua cidade, seu estado, seu país melhor...e aí sim talvez o mundo melhore.
domingo, 18 de janeiro de 2009
Rotina de escola e ballet.

O que é dançar ao meu ver: beleza, pureza de espírito, vigor, sinceridade, dor, resistência, carisma, persistência, costas quentes...escutar o que não se quer escutar e progredir!
Ensaios:empolgação, expectativa, dor, admiração, como são lindas, barras, ai meus braços, ficou melhor assim, cãimbras, pax de bourrée, pirouette, jeté, glissat, valsar, saltar, gritos, tapas, beliscões, sorrisos, chorar para não fazer a diagonal agora, ninguém me olhe por favor, tenho vergonha, port de brás, outro mundo...aplausos, acabou!? Me ajude, me corrija, estou torta! Quero de novo!
Casa: estica, estica, estica... pliés, sapinhos, cabeça para baixo, vício, pé torto, um errado esforçado, belisca-se, leitura com abertura frontal, peito no chão, dooorrr...bom dia!
Escola:conteúdo, voando, ouvi alguns sim, quem? onde? perguntar..professores, sabatinar a biologia e a educação física, garota chata, grudenta... quero saber! quero saber o que sabem, quero saber usar meu corpo, obra de arte sublime, perguntar, me informar sobre a distenção do último ensaio...acabou? mas eu ainda nem perguntei!
Casa: Almoço, escola, estudo...perguntas pra monitora de biologia: qual tendão? cadê o osso? articulação? aponta pra mim? é normal? o corpo: essa obra prima!
fim de semana: ...perturbar profissionais de educação física e biologia pela net só pra perguntar...essa febre, ácido lático? ísquio? joelhos são pastilhas entre alfinetes? o que faço? onde fica? pode isso? faço sim! faço não! melhoro depois! não posso parar!
Camarim: cabelos, maquilagem, esticar, aquecer, fazer careta, pular, sacudir, sacudir, sacudir, ensaiar uma última vez....não deu certo agora! pití....tremeliques, quase choro, segura na mão dos colegas, cuxias, mais saltinhos, aquece, aquece, aquece, perneira, casaco, calma...aonde ela está agora?
Palco...sorriso...ué? já acabou?quero ir outra vez!
Rotunda:comprimidinhos e tremeliques!
de novo! de novo! de novo!
sábado, 17 de janeiro de 2009
tarefa penosa?

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
expectativas!!!

domingo, 11 de janeiro de 2009
talento precoce..não é meu caso.

sábado, 10 de janeiro de 2009
Férias..eternas férias...
