terça-feira, 20 de janeiro de 2009

pontas precoces...problemas dobrados!!!


Referência em FISIOTERAPIA na Internet
www.fisioweb.com.br

Trabalho realizado por:- Yvana Franco Machado E-mail: yvamachado@hotmail.com
Trabalho de conclusão de curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário São CamiloRESUMO
O Ballet clássico é uma arte que exige muitas habilidades físicas e treino atlético, expressando-se por movimentos elaborados que são realizados seguindo um ritmo que será pré-determinado pela música. Os bailarinos profissionais dedicam-se integralmente à essa prática, sobrecarregando principalmente as extremidades inferiores do corpo em posições anti-fisiológicas, especialmente o sistema músculo-esquelético que é com frequência levado ao limite. Isto deve-se a exigência de grandes amplitudes articulares de rotação externa e abdução de quadril, que normalmente não são alcançadas e geram alterações em ambos MMII, o que prejudica a articulação do joelho, que passa a realizar um trabalho mais intenso, como forma de compensação, geralmente observado através da frouxidão ligamentar. A técnica clássica mal aplicada, leva esses profissionais à aquisição de encurtamentos musculares, como o da banda iliotibial, além da deficiência de força muscular no compartimento adutor. Estes desequilíbrios musculares, são com frequência causadores de lesões de joelho, principalmente na execução de grandes saltos pelos homens (lesões traumáticas, alto impacto). Patologias patelares, também podem ser encontradas, pelo aumento da rotação externa da tíbia em relação ao fêmur, aumentando o atrito que posteriormente leva a lesões de cartilagem. Já, as mulheres sofrem mais lesões por overuse, acreditando-se estarem relacionadas ao início precoce da prática e ao trabalho sobre as pontas. Com isto, este trabalho visa analisar a incidência das principais lesões que acometem bailarinos clássicos profissionais e correlacioná-las com a biomecânica do ballet, através de uma revisão da literatura, em um período compreendido entre 1966 à 2005, abrangendo todos os idiomas, utilizando as bases de dados Medline, Lilacs e Scielo. Apesar dos trabalhos sobre o assunto mostraram-se pouco conclusivos e metodológicamente falhos, as lesões de joelho mais comumente encontradas foram:lesão meniscal, dor lateral no joelho, condromalácea patelar e “joelho de saltador”, não havendo entretanto, um consenso literário.

4 comentários:

Laura Tatielle Marchiori Pires disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laura Tatielle Marchiori Pires disse...

Nossa amiga, essa matéria é muito séria, gostei... mas pena que a gente quando está dançando ballet nem pensa nas consequências, né? A gente só quer girar, saltar e quem sabe até flutuar dançando!!!
Beijo querida!

Dani Quartarolli disse...

Olá Alice! Foi importante ler esse artigo, pois tenho uma bailarininha em casa e no final do ano passado tive dúvidas se colocava ela em uma academia não tão conhecida ou no municipal.O coração de mãe optou pelo municipal justamente pelo fato de eles se preocuparem mais com a formação do corpo do bailarino. Ela passou no teste para o primeiro ano e estou vendo minha vida e a dela mudar devargazinho. Minha filha também se chama Alice e tem 8 anos.Ela fez ballet amador durante todo o ano de 2008 e essa mudança repentina me assusta. Obrigada pela atenção. Seus textos são de uma sensibilidade tocante. Gostaríamos de manter contato.
Um forte abraço,
Dani e Alice.

ilanita* disse...

Ola! Estou fazendo danca na UFBA e estava procurando na internet alguma informacao desse tipo...que so encontrei aqui! Gostei muito dos temas que voce abordou...me parece que voce e uma adolecente...com muita clareza de vida! Sua maneira de escrever e fabulosa! Gostaria muito que minha filha crescesse e desabrochasse como voce! Ela tem 3 aninhos e ja esta fazendo bale...o que me alegra, mas me preocupa as vezes, pois tb percebo que o bale restringe um pouco os movimentos livres de um corpo. Que que voce acha?
Vida longa, arte sempre, amor pra todos!
ilana* ilafari@hotmail.com