domingo, 25 de janeiro de 2009

Porque caminhar corretamente...


Estava aqui lendo alguns artigos e entrevistas sobre como caminhar corretamente e deles escrevi 8 dicas...Mas antes é preciso saber o porque disso.
Algumas cia's de dança fazem o candidato simplesmente andar pela sala de aula, e PASMEM!!! Eliminam praticamente a metade dos bailarinos, mas porque? simples...caminhar parece algo tão banal que quando corrigido parece frescura, procuro sempre arrumar a postura de meus amigos porque os amo muito e quero que estejam sempre saudáveis e apresentáveis.
Vale lembrar também que nosso corpo se molda ao longo da vida, então não quero ser uma idosa com dores de coluna insuportáveis e uma corcunda desconfortável certo? se você quer pare de ler isso e saia já do meu blog!
Alguns professores despreparados orientam aos alunos que andem sempre na meia ponta, parece ruim caminhar normalmente porque nos acostumamos ao en dehors (rotação das pernas, projetar o calcanhar para frente abrindo as coxas)...Mas esquecem-se de estudar anatomia e orientar os alunos sobre o encurtamento do tendão de Aquilles.
Vamos limitar a meia ponta aos ensaios e caminhar corretamente na rua, ou ficaremos na meia ponta para sempre e nunca vamos dançar em companias...Isso mesmo, caminhar sempre sobre a meia ponta faz o tendão encolher e isso não me parece legal. Às dicas então:


1-Procure olhar para frente na direção do horizonte, assim o queixo e cabeça acompanham o olhar...não ande de cabeça baixa porque o pescoço é parte da sua coluna...

2-Relaxe seus ombros, não encline-os para frente tenha postura e seja elegante.

3- Muita gente pensa (eu já pensei) que ter postura correta é inclinar demais o tórax para frente ERRADO! Ele deve ficar sem desvios para frente ou para trás, encolher a barriga ajuda bastante.

4- Os braços devem estar para baixo e LEVEMENTE dobrados, não balance muito nem pouco, seu corpo sabe a medida certinha para isso. Não feche muito as mãos e nem abra muito como se os dedos fossem de massinha de modelar, tenha calma...relaxe.

5-Uma boa dica é tentar empurrar o cóccix (ossinho do final do bumbum) para o chão, contrái os glúteos, afinal sua musculatura serve também para proteger os ossos.

6-Não rebole muito, o movimento dos quadris deve ser suave acompanhando o movimento das pernas...nada de ficar "sambando" para os lados.

7-O calcanhar é o primeiro que toca o chão, depois o arco do pé e os dedos, complete essa ordem antes de passar para o próximo passo, porque andar só com os calcanhares também não faz bem.

8-Se você respirar de forma regular e e profunda...vai ser uma respiração suave e seu coração vai bater melhor!

Sendo você bailarino ou não, todos nós temos a mesma estrutura básica...então é bom seguir algumas recomendações para ser mais saudável não é?
***NA FOTO:Mikhail Baryshnikov***

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito!
Bate aí, Allice o/*
Sério mesmo, isso evita 30% do seu cansaço ao final do dia, aquele desespero por um cadeira ou cama.
Sem contar que faz toda a diferença andar bem, inclusive para a imagem pessoal...
Valeu msmo, Allice!